CuriosidadesDicas

Dicas de como viajar sozinho(a) pela primeira vez

Enfrentar o medo de viajar sozinho(a) sem os amigos e família, não é uma tarefa fácil. Pensar que estar sozinho para resolver qualquer situação que possa ficar fora do controle, acaba assustando muitas pessoas. Porém, é importante termos momentos a sós, como uma jornada de autoconhecimento e realizações pessoais. 

Pense que é uma nova etapa para se redescobrir e conhecer lugares incríveis!

Por fim, vamos dar 15 dicas para que você consiga vencer esse medo e passar a ter momentos incríveis e em lugares maravilhosos mesmo estando sozinho(a).

1- Comece devagar

Se você é o tipo de pessoa que ainda não se sentiu confortável para sair de casa sozinho(a), sugiro que comece com calma. Comece saindo aos poucos e digerindo a ideia de curtir sua própria companhia, seja para ir ao shopping da sua cidade, curtir um barzinho, ver um filme no cinema ou qualquer outra atividade que você goste de fazer.

Dessa forma você vai fazendo testes e se adaptando a ideia de sair sozinho(a). Vai parecer estranho no começo, mas aos poucos vai perceber que está fluindo.

2- Pesquise seu destino

Pesquise ao máximo seu destino e quais são as atividades que mais são exploradas por lá. Procure vídeos, fotos, publicações de pessoas que já foram para lá, blogs de viagem, guias turísticos e por aí vai. É importante conhecer os lugares, hotéis, restaurantes, museus e tudo que for do seu perfil, assim você poderá saber mais sobre o lugar onde está indo e se programar para aproveitar a viagem sem se sentir deslocado(a). Busque um lugar no qual você se identifique mais e queira muito conhecer, se permita ser independente.

3- Cuidado com a Hospedagem

Dê importância a qual hospedagem você vai decidir ficar, seja em hostels, hotéis e procure saber tudo sobre ele. Também é importante levar em consideração uma hospedagem que possua boa localização, dessa forma, vai facilitar muito a sua viagem.

4- Evite chegar durante a noite ou madrugada

Imagina estar em um lugar que você não conhece e ainda a noite? É possível que você tenha dificuldades durante a noite como por exemplo, deslocar-se até o hotel, andar sozinho(a), estar cansado(a) e ainda ter que andar até seu destino pode ser exaustivo demais, principalmente a noite. Fora os perigos que são maiores a noite como furtos, chegar durante o dia faz com que você se adapte melhor ao lugar além de aproveitar mais um dia da sua viagem. Claro que podem ocorrer atrasos, mas o importante é sempre se atentar aos horários para que não chegue durante a madrugada ou noite.

5- Anote endereços

A partir do momento que você escolheu sua hospedagem está disposto a ir sozinho(a) curtir sua viagem, leve em consideração anotar tudo que for importante para que nada saia do controle. Não confie somente nos seus aparelhos eletrônicos, caso ocorra alguma coisa você tem tudo em mão. Anote todos os endereços, mande para familiares e escreva um que fique também com você apenas por precaução. 

6- Ande sempre atento(a)

Por mais que você tenha pesquisado o lugar, é importante que ande sempre atento. Afinal, sabemos que em qualquer lugar é imprescindível que estejamos sempre atentos a tudo para não ter surpresas indesejadas. Claro que de certa forma, não devemos ficar paranoicos com a ideia de que algo ruim irá acontecer, mas por questões de precaução é interessante que estejamos atentos a tudo que ocorre ao nosso redor.

7- Planeje seus afazeres

Faça uma rotina dos seus dias, escolha quais passeios quer fazer, quais lugares quer visitar, quais restaurantes quer conhecer e por aí vai. Por consequência, você já irá saber tudo o que quer fazer no dia e poderá aproveitar mais da sua viagem. Procure em blogs de viagem quais as atividades que são mais comuns no destino que você está indo e escolha de acordo com o seu próprio perfil. O roteiro de viagem não precisa ser seguido à risca, sinta-se livre para mudá-lo quando quiser e escolher o que mais te agrada.

8- Sair sozinho(a) não significa estar sozinho(a)

Esteja aberto(a) à novas amizades, se você quer realmente estar só é diferente de conhecer novas pessoas durante a viagem da qual sentiu afinidade. 

Você estará sozinho(a) se caso realmente quiser e isto também não é algo ruim, estar só pode nos proporcionar momentos incríveis com nós mesmos que talvez não teríamos a mesma oportunidade em outro lugar. Aproveite todos os momentos, seja só ou com pessoas que se sentiu confortável de estar por perto nessa jornada.

9- Aceite a ideia de que pode ocorrer perrengues

Apesar de planejarmos a viagem, sabemos que imprevistos podem ocorrer. Portanto, fique tranquilo caso ocorram, é normal que certas coisas estejam fora do controle às vezes. Pense que tudo existe solução e no que você pode fazer para resolver, peça ajuda pra quem você acredita que possa ser útil nessa situação, mas nunca deixe os perrengues estragarem a sua viagem.

10- Viaje com segurança

Faça um seguro viagem. Entenda que não são todos os países que dão assistência como o Sistema Único de Saúde (SUS), o que pode apertar um pouco seu bolso. Fora a assistência médica, odontológica e hospitalar que é indispensável, você teria auxilio em qualquer outra situação que o seguro viagem cobrir, desde problemas com locomoção, barrada das malas e até acidentes.

O seguro viagem não é algo obrigatório, porém, sempre indicamos, pois dessa forma você estará preparado(a) a tudo que possa dar problema durante sua viagem.

11- Beba com moderação

Parece uma dica muito boba, mas beber com moderação é se preocupar com você mesmo. Sabemos que poderá encontrar novos amigos durante a viagem, mas não se esqueça de que ainda são desconhecidos. Saiba beber de forma moderada para que nada fuja do seu controle. Já pensou ter que voltar sozinho para a sua estadia e não conseguir? É importante que seja uma viagem divertida, mas sem exageros.

12- Viaje com pouca bagagem

Lembre-se de que você estará indo sozinho(a) e precisará levar tudo o que separou para a viagem. Levar poucas trocas de roupa e de uma forma que elas combinem entre si, vai facilitar muito suas férias. Você pode descobrir novos estilos além de não ter que carregar muito peso, o que facilita muito para aqueles que decidem viajar de “mochilão”, por exemplo.

13- Faça cópia de Documentos

É importante que você leve todos os seus documentos, mas sempre tenha uma cópia de tudo. Lembrando novamente para nunca confiar somente em aparelhos eletrônicos, pois podem desligar, descarregar ou quebrar no percurso e você estará à deriva. Caso precise mostrar seus documentos, todos vão estar em mãos como cópia.

14- Separe suas finanças

Leve em consideração qual parte do seu dinheiro é para cada coisa, por exemplo, esse valor X é para a alimentação, esse para passeios e por aí vai. Não adianta exceder o que tem e passar o ano no vermelho.  O planejamento financeiro é fundamental para nos sentirmos seguros e confiantes e poder aproveitar corretamente a viagem.

15- Aproveite

Apesar de todos os cuidados, o mais importante é que você se divirta, conheça lugares e sentimentos que nunca presenciou.  Viajar sozinho é uma experiência única e merece ser vivida da melhor forma possível, se permita conhecer tudo que está disponível.

Já se sente pronta para encarar o mundo sozinho(a)? Esperamos que tenham gostado das dicas e ajudado vocês de alguma forma. Aproveitem essa fase de conhecer você mesmo e curtir sua própria companhia, é um momento único! 

 

Julia Isabella

Julia Isabella

Editora do blog, adora compartilhar conteúdo sobre viagens, gosta de aproveitar a natureza e ama animais. Adora comida italiana e doces de todos os tipos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *