Como tirar fotos sozinho(a) em suas viagens de forma prática!
“Quem vai tirar minhas fotos sozinho(a) nas viagens?” É o que mais ouvimos por aqui! Já falamos por aqui alguns passos sobre como começar a viajar sozinho(a) e desfrutar da própria companhia, porém, registrar esses momentos também é importante. A foto nos faz relembrar os momentos que tivemos e das sensações que sentimos daquele momento que já passou, sem falar que não há nada melhor que renovar as redes sociais com fotos incríveis das suas viagens e experiências.
Sabemos das dificuldades que é tirar fotos sozinho(a), pois tudo conta muito para que a foto seja perfeita, desde o ângulo, a luz, as poses e tudo mais. Fora que não é sempre que confiamos em alguém estranho para tirar as fotos. Mas e se eu te disser que não precisa ser tão sofrido assim registrar seus momentos só? Siga algumas diquinhas importantes e já já você estará craque!
-
Temporizador
Use e abuse dessa função! O temporizador está disponível em praticamente todos os aparelhos que possuem função fotográfica e talvez seja a melhor maneira de começar a fazer suas fotos sozinho(a). Nele você pode escolher o tempo de intervalo entre uma foto e outra.
Uma dica que eu dou é colocar o temporizador no maior tempo possível, assim posso me organizar e decidir quais posições e não corro o risco de apertar o botão correndo e acabar ocorrendo algum acidente. Outra dica interessante é investir em apetrechos como pau de selfie ou tripé, isso facilita muito quando a intenção é fazer as fotos sozinho(a).
-
“Burst mode” e Timelapse
O disparo contínuo juntamente com o temporizador é a dupla perfeita. Conhecido também como “Burst mode” ou “Timelapse”, é uma função disponível a todo momento para que você faça fotos em movimento e consiga tirar várias fotos rapidamente. Dessa forma você consegue descobrir qual pose te favorece mais, apostar em fotos de movimento para que fique um efeito diferente da foto e pegar ângulos da paisagem que também irão ter destaque.
-
Não tenha vergonha
Uma tarefa difícil para muitos, mas que faz toda a diferença ao registrar o momento. Se permita ser fotografado(a) de todas as formas diferentes que quiser experimentar, o legal da experiência é ser livre para tirar do jeito que quiser, os resultados podem ser muito satisfatórios e logo você pode se sentir confortável para fazer isso de forma natural.
-
Utilize GoPro
Para aqueles que fazem muitas viagens com a natureza sozinho(a), a GoPro é uma ótima opção de câmera tanto pelo tamanho quanto pela facilidade para carregar para qualquer lado.
A qualidade da GoPro também é o seu campo de visão, você sempre vai ter muitos objetos da paisagem aparecendo na sua foto.
Como a GoPro pode ser fixada em qualquer lugar, você poderá fazer as maiores aventuras que quiser sem correr o risco de perder a foto da vista.
-
Captura de tela dos seus vídeos
Outra dica muito legal é gravar vídeos fazendo poses, movimentos e o que você achar que fique interessante e depois tirar print do vídeo. Dessa forma a foto pode ficar mais divertida e mais natural. Uma dica legal para você é utilizar mais a câmera da frente do celular ou câmera profissional, para que a qualidade da foto seja melhor.
-
Leve em consideração a iluminação do lugar
A iluminação tem um papel muito importante nessa história. Você consegue fazer fotos incríveis de acordo com a iluminação do ambiente em que está. Vá testando em quais posições da câmera você consegue estar em mais destaque. Prefira tirar suas fotos durante o dia, principalmente pela manhã, assim as cores e objetos se destacam na foto.
-
Busque inspirações
Parece uma dica boba, mas faz muita diferença! Procurar inspirações de fotos parecidas com o que deseja é uma opção legal para tentar reproduzir ou se aproximar do que você acha que ficaria bonito. Existem muitos apps para se inspirar, mas você também pode optar por conhecer pelas redes sociais de pessoas que foram pro mesmo local que você ou parecido, o que ficará ainda mais fácil de prever como ficará o resultado das fotos.
DICA EXTRA
Apesar de tirar fotos sozinhas ser um leve risco a se correr, nem sempre os lugares vão ajudar você. Para aqueles que querem tirar foto com tripé ou escorar o celular ou câmera em algum lugar, escolha lugares que não tenham tantas pessoas ou que você sinta que está seguro(a) para isso.
E acabamos por aqui! Quem aí já vai experimentar as diquinhas de hoje e começar um novo book de fotos? Se inspire e experimente conhecer você de todas as formas e ângulos!