Viagem Pet Friendly: Como viajar de avião com o seu Pet de forma segura?
Está inseguro por querer viajar de avião com seu pet, mas não sabe como levá-lo de forma segura? Vamos te ajudar nisso. Sabemos que viajar é muito divertido, principalmente levando nosso companheiro, mas isso não significa que não será necessário encontrar a melhor maneira para que ele esteja seguro e confortável.
Hoje é comum vermos viagens Pet Friendly em todos os lugares, afinal, quem não quer levar seu melhor amigo para curtir junto com você? Muitas transportadoras aceitam esse tipo de serviço de transporte, mas não é tão simples, já que existem diversos requisitos que devem ser cumpridos, basta se planejar. Algumas empresas possuem restrições de acordo com cada espécie (cachorro, gato, coelho), o porte, a raça e a idade para que seja extremamente seguro e confortável para o animal e não corra nenhum risco.
Agora que você já sabe que seu pet possui vaga garantida com você, vamos dar algumas dicas e explicações sobre como transportar seu animal de estimação e viajar de avião tranquilamente. Siga este artigo!
Cuidados com o seu Pet
Antes de tudo, é necessário ter alguns cuidados com o seu animal de estimação, já que ele terá que ficar na caixa de transporte durante o período do voo e se o seu animalzinho ainda não está acostumado com o transporte, sugerimos que vá adaptando aos poucos, para que ele possa compreender que não é algo tão ruim assim.
Avalie as condições do seu Pet com um veterinário(a) e procure formas de deixá-lo o menos estressado e ansioso possível, afinal, é para ser uma viagem tranquila para ambos os lados e arriscar a saúde do seu animalzinho não pode acontecer.
Uma dica importante para viajar sem se preocupar é identificar o seu pet com uma tag, plaquinha ou coleira que tenha o nome do responsável e um telefone para contato, assim ficará mais fácil de identificar o pet encontrar o tutor caso aconteça algum imprevisto.
Comprando a “passagem” do seu Animal De Estimação
As companhias aéreas normalmente cobram uma taxa para esse tipo de serviço, para isso você precisa verificar com antecedência se a sua empresa de transporte possui essa taxa e quais os requisitos devem ser respeitados para que o animal possa viajar.
Normalmente nos dias de hoje, as companhias aéreas disponibilizam que o animal vá com seu tutor na cabine se caso for de porte pequeno e esteja na caixinha de transporte embaixo das poltronas do avião. Para o caso de animais de médio e grande porte, o ideal seria que estes animais fossem transportados na parte inferior da aeronave, chamada de “porão”. Nela os animais estarão em uma acomodação segura e climatizada.
Existem muitas exceções que variam de acordo com a companhia, é necessário uma busca antes de se preparar para levar seu pet. Por exemplo, existem companhias com um número máximo de animais a serem transportados, ou restrições do número de animais por pessoa.
Caixa de Transporte
A caixa de transporte é a parte mais importante do processo de levar seu animal para viajar. É necessário consultar qual o tamanho ideal para o seu pet, assim ele ficará confortável na cabine ou porão.
Consulte as medidas solicitadas pela companhia aérea e leve à Pet Shops ou lojas especializadas as dimensões para não errar na hora de comprar o transporte. Leve em consideração qual local seu animal ficará, se for na cabine, você pode optar por caixas de transporte acolchoadas, para melhor aderir a poltrona. Se o seu pet for para o porão, indicamos que compre a caixa de transporte de material mais rígido já que lá eles irão fixar a caixinha no avião para que o animal não fique se debatendo.
Não se esqueça de colocar tapete higiênico dentro da caixinha e uma manta ou peça de roupa que o animal gosta para que ele se sinta mais confortável.
Dicas de como adaptar seu animalzinho a caixa de transporte
Para que o seu Pet esteja pronto para viajar na caixa de transporte, é necessário iniciar a adaptação para que não seja uma experiência ruim para o animal. Portanto, indicamos algumas dicas de como adaptar seu animalzinho a esse processo, com 15 dias de antecedência. Confira:
Uma dica muito importante é deixar a caixa acessível dentro de casa, assim ele pode ir se familiarizando com o objeto.
Ofereça refeições, snacks ou petiscos e brinque com ele dentro da caixinha, para que ele assemelhe a caixa com algo positivo, tornando o local confortável.
Enquanto o pet fica na caixa, procure fechar a porta para se acostumar ao ambiente fechado. Aos poucos e com paciência, se afaste para que o pet também se habitue com a sua ausência, já que estarão longe durante o processo de voo. Com o tempo, seu animal de estimação já irá associar a caixinha a algo legal e sem ansiedade e estresse.
Documentos e atestados médicos
Existem protocolos diferentes para voos nacionais e internacionais e vamos explicar melhor para vocês!
Voos nacionais
Para que seu animal possa embarcar, será exigido a carteirinha de vacinação do seu animalzinho comprovando que as vacinas dele estão em dia e um atestado médico de saúde assinado pelo veterinário na qual deverá ter sido emitido no máximo 10 dias antes da viagem. Além disso, antes de embarcar, seu animal será pesado e comparado com a caixa de transporte, para ter certeza de que será confortável para o pet.
Voos internacionais
No caso dos voos internacionais, normalmente são solicitados outros documentos, como o Certificado Veterinário Internacional (CVI), que você poderá solicitar ao Ministério da Agricultura para emitir esse documento. Será necessário microchipagem e vacinas todas em dia. Alguns países pedem mais de 1 vacinação da raiva e também exames complementares de Leishmaniose, Erliquiose, Babesiose etc. Mas isso varia de acordo com a companhia aérea solicitada.
Como solicitar o serviço de transporte animal
A solicitação desse tipo de serviço também varia de cada empresa de voo. O mais indicado é comprar o seu bilhete o mais rápido possível e procurar o representante da companhia aérea para conseguir todos os detalhes do que irá precisar para a viagem.
Dicas antes da viagem
Antes de embarcar, disponibilizamos algumas dicas para que tudo saia perfeito e sem preocupações.
Um dia antes da viagem, recomendamos dar banho e aparar as unhas do animal.
No dia de viajar, procure oferecer alimentos mais leves para evitar enjoos durante a viagem. O ideal é que sua última refeição seja de duas a três horas antes de embarcar no avião.
Dê bastante água para seu animalzinho, em casa, no aeroporto e pouco tempo antes da viagem, assim ele ficará mais tempo hidratado.
Evite embarcar muito antes do horário, brinque, passeie e distraia seu pet para ajudá-lo a relaxar.
Agora você já sabe todo o protocolo de viagem Pet Friendly! Conheça lugares, explore culturas e experiências com ele e veja como é maravilhoso passear com seu animalzinho de estimação de forma segura! Consulte sempre as agências de viagem antes de qualquer coisa! Boa viagem!